quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ESCREVER COMO DEVE SER


TRADICIONALMENTE, O ENSINO DA ORTOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR VINCULA-SE À CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM: ENCONTROS VOCÁLICOS, ENCONTROS CONSONANTAIS E A SEPARAÇÃO DE SILABAS. OS PRINCIPAIS RECURSOS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCREVER SÃO A CÓPIA E OA DITADO DE PALAVRAS DE FORMA MECÂNICA. PESQUISAS RECENTES DEMONTRAM QUE TAIS ATIVIDADES NÃO AJUDAM AS CRIANÇAS A SUPERAREM SUAS DIFICULDADES. MUITO ALUNOS OMITEM E ACRECENTAM LETRAS INDEVIDAMENTE, TAL FALTA ESTÁ RELACIONADA AO APOIO NA ORALIDADE PARA GRAFAR AS PALAVRAS E O MODO ARTIFICIAL QUE A ESCOLA DESENVOLVE PARA ENSINAR A LER E A ESCREVER. (PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE É MAIS FÁCIL ENSINAR PADRÕES SILÁBICOS SIMPLES, CONSOANTE-VOGAL, A ESCOLA REDUZ A ESCRITA A MECANISMOS DE SILABAÇÃO. PARA ENSINAR A ESCREVER, É PRECISO IR ALÉM DAS PARTES, VISTO QUE O SISTEMA DE ESCRITA E RESULTANTE DE UM CONJUNTO DE RELAÇÕES MARCADO POR REGULARIDADES E IRREGULARIDADES. É NO PROCESSO DE REFLEXÃO E AÇÃO SOBRE AS ARBITRARIEDADES PRODUZIDAS NO SISTEMA QUE O ALUNO SE APROPRIA E INTERNALIZA AS REGRAS DO SISTEMA ORTOGRÁFICO.

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