segunda-feira, 10 de novembro de 2008

RESENHA


TUDO QUE VOCÊ QUER SABER SOBRE RESENHA.



ESCREVER UMA RESENHA É UM EXCELENTE EXERCÍCIO DE REDAÇÃO. A RESENHA É A ESPÉCIE DE TEXTO MAIS USADA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS E ESTÁ SEMPRE PRESENTE NO CHAMADO JORNALISMO CULTURAL. O QUE POPULARMENTE RECEBE O NOME DE"CRÍTICA" DE LIVROS, FILMES , PEÇAS TEATRAIS, ETC... NADA MAIS É DO QUE RESENHA. OU SEJA SÍNTESES E COMENTÁRIOS SOBRE UMA OBRA ARTÍSTICA. CLARO, ELAS PODEM ABRANGER APRECIAÇÕES SOBRE LIVROS TÉCNICOS, CIENTÍFICOS OU FILOSÓFICOS.

O OBJETIVO DA RESENHA, GERALMENTE, É DIVULGAR O FATO CULTURAL E SERVIR AO SEU LEITOR COMO UMA BÚSSOLA EM MEIO À PRODUÇAO CADA VEZ MAIOR DA INDÚSTRIA DO SETOR.

A RESENHA OSCILA DA SÍNTESE PARA A ANÁLISE E VICE-VERSA. SERÁ BEM-SUCEDIDA A RESENHA QUE EQUILIBRAR ESSAS DUAS VERTENTES. POIS, SENDO UM GÊNERO NECESSARIAMENTE BREVE, É PERIGOSO O CAMINHO DO RESENHADOR PARAR NO BURACO NEGRO DA SURPEFICIALIDADE. MAS A BREVIDADE DO TEXTO, ASSIM COMO NO CONTO, É O SEGREDO DE UM ESTILO QUE PODE SER SEDUTOR, ELEGANTE, INCISIVO.

HÁ VÁRIOS NOMES PARA A RESENHA: RESUMO, RECENSÃO E OUTOS QUE SEMPRE REMETEM À IDÉIA DE EXAME ABREVIADO, VERFICAÇÃO MINIMIZADA DE UM TEXTO.

E RESENHAR TEM TUDO A VER COM UM TEXTO ARGUMENTATIVO, QUE VISA EXPRESSAR A OPINIÃO DO SEU AUTOR, SUPOSTAMENTE ALGUEM COM UM REFERENCIAL CAPAZ DE AVALIAR O QUE ESTÁ SOB SUA VISÃO E POSSUIDOR DE ARGUMENTOS QUE CONVENÇAM QUE ESSA AVALIAÇÃO É CORRETA OU, PELO MENOS, FLUA NA DIREÇÃO EXATA.

COMO EVITAR UMA RESENHA , ARROGANTE, RUIM E LEVIANAS? DIGAMOS COMO NÃO PISAR NA BOLA AO FAZER UMA RESENHA. HÁ VÁRIAS RECOMENDAÇÕES DOS ESPECIALISTAS, MAS TALVEZ A MAIS IMPORTANTE SEJA A HUMILDADE. QUEM ESCREVE UMA RESENHA É UM TIPO DE FILTRO ENTRE O FATO CULTURAL E O LEITOR. ESSES DOIS ÚLTIMOS É QUE IMPORTAM.

BREVE MAIS SOBRE RESENHA, AGUARDEM!

Nenhum comentário: