quarta-feira, 19 de novembro de 2008

SUPER LEGAL


20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

terça-feira, 18 de novembro de 2008

PROJETO DE PESQUISA

COMO ESCOLHER O TEMA? SIMPLES É SÓ RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS.

  1. QUAL O ASSUNTO DA MINHA PESQUISA?
  2. O QUE ME PREOCUPA SOBRE O ASSUNTO?
  3. QUAL A DIFICULDADE PERCEBIDA NESSE ASSUNTO E QUE DEVE SER RESOLVIDA?
  4. COMO FUI LEVADO A ESCOLHER O TEMA?
  5. O QUE SEI SOBRE O ASSUNTO?
  6. TENHO CONHECIMENTO DE ALGUM TRABALHO SOBRE ESSE ASSUNTO?
  7. JÁ LEVANTEI BIBLIOGRAFIAS SOBRE O TEMA? QUAIS?
  8. QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE ANTEVEJO PARA REALIZAR A MINHA PESQUISA?
  9. A QUEM INTERESSA O RESULTADO DA PESQUISA?
  10. QUAL A POPULAÇÃO ALVO DOS BENEFÍCIOS OU CONTRIBUIÇÕES DOS RESULTADOS DA PESQUISA?
  11. E QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES QUE ADVIRÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA?
  12. O QUE PRECISO PARA FAZER A PESQUISA?
  13. O QUE PENSO SOBRE O ASSUNTO?

25 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

FICHAMENTO


A FICHA É UM INSTRUMENTO DE TRABALHO IMPORTANTE PARA QUALQUER TIPO DE TRABALHO CIENTÍFICO OU DE PESQUISA, POIS PERMITE ACUMULAR UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO. SEUS TAMANHOS SÃO VARIADOS E DEVEM SER ESCOLHIDOS DE ACORDO COM AS CARACTERISTICAS PESSOAIS DE QUEM ESCREVE, TAIS COMO O TAMANHO DA LETRA E A CAPACIDADE DE SÍNTESE.

AS FICHAS DEVEM CONTER, EM GERAL, TRÊS PARTES PRINCIPAIS: (1) CABEÇALHO, COM O TÍTULO OU TEMA DA OBRA; (2) REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E (3) TEXTO.

PODEMOS UTILIZAR A TÉCNICA DE FICHAMENTO PARA FAZER O FICHAMENTO COMPLETO DE UMA OBRA, EM QUE DEVEMOS APRESENTAR O CONTEÚDO RESUMIDO, COMENTÁRIOS CRÍTICOS, CITAÇÕES E BIBLIOGRAFIA, COMO TAMBÉM PODEMOS COMPOR UM FICHAMENTO ESPECÍFICO, DE ACORDO COM A NOSSA FINALIDADE E/OU A ESPECIFICIDADE DO TRABALHO QUE ESTAMOS REALIZANDO.

OS FICHAMENTOS PODEM SER DE:


  • COMENTÁRIO OU ANALÍTICO;

  • CONTEÚDO;

  • CITAÇÕES;

  • BIBLIOGRÁFICO

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SIMPÓSIO

CONSISTE NO APROFUNDAMENTO SOBRE UM TEMA OU PROBLEMA CONSIDERADOS SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS. EM GERAL É CONFUNDIDO COM O SEMINÁRIO OU COM O PAINEL, MAS, O QUE O DIFERENCIA DOS OUTROS DOIS É QUE, NESTE, TRATA-SE DE UM TRABALHO MAIS PARTICIPATIVO QUE REQUER UM ESTUDO MAIS EXAUSTIVO DO TEMA, ENVOLVENDO MAIS PESQUISA.
O SIMPÓSIO TEM A VANTAGEM DE PERMITIR AOS PARTICIPANTES UMA VISÃO TANTO GERAL QUANTO APROFUNDADA DO TEMA, ALÉM DE PROVOCAR O DEBATE QUE SE DÁ EM SEGUIDA. OS PROCEDIMENTOS ADOTADOS SÃO OS SEGUINTES:
  • OS PARTICIPANTES, ORGANIZADOS EM SUBGRUPOS,ESTUDAM,PESQUISAM O TEMA NOS SEUS ASPECTOS;
  • CADA SUBGRUPO TEM UM RELATOR COM A TAREFA DE APRESENTAR AO GRANDE GRUPO O RESULTADO DO TRABALHO REALIZADO

A COBRA E O VAGA-LUME


ERA UMA VEZ UMA COBRA QUE COMEÇOU A PERSEGUIR UM VAGA-LUME. ELE FUGIA RÁPIDO COM MEDO DA FEROZ PREDADORA. FUGIU UM DIA, DOIS DIAS E NADA... A COBRA NEM PENSAVA EM DESISTIR! NO TERCEIRO DIA, JÁ SEM FORÇAS, O VAG-LUME PAROU E DISSE À COBRA:

-POSSO FAZER TRÊS PERGUNTAS?

-NÃO COSTUMO ABRIR PRECEDENTE PARA NINGUÉM, MAS JÁ QUE VOU TE COMER MESMO, PODE PERGUNTAR.

-PERTENÇO À SUA CADEIA ALIMENTAR?

-NÃO.

-TE FIZ ALGUMA COISA?

-NÃO.

-ENTÃO POR QUE VOCÊ QUER ME COMER?

-PORQUE NÃO SUPORTO VER VOCÊ BRILHAR.


VOCÊ PODE NÃO PERCEBER, MAS HÁ SEMPRE UMA COBRA EM NOSSO CAMINHO. PENSE NISSO, OLHE AO SEU REDOR E VEJA QUEM SÃO AS COBRAS DA SUA VIDA.

COMO ENSINAR REDAÇÃO PARA CRIANÇAS

A PROFESSORA DE REDAÇÃO É UMA EDUCADORA DO PENSAMENTO, É PRECISO OFERECER AO ALUNO CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O ATO DE ESCREVER. É NECESSÁRIO QUE O ALUNO TENHA CONHECIMENTO BÁSICO DA ÁREA DO CONHECIMENTO.
O TEMA LIVRE NÃO É TÃO INDICADO, RESTRIÇÕES ORIENTAM OS ALUNOS:

CONTEÚDO (TEXTO);

  • FORMA DE APRESENTAR O CONTEÚDO;
  • QUESTÕES DE ORDEM GRÁFICAS;
  • ORTOGRAFIA;
  • ESTRUTURAÇÃO DO TEXTO;
  • CLAREZA DE IDÉIAS.

SE O ALUNO TIVER CLAREZA DE ALGUM DESSES ITENS, FICA MAIS FÁCIL PRODUZIR UM TEXTO.

UM OUTRO PONTO RELEVANTE É A AVALIAÇÃO DE UMA REDAÇÃO, A PROFESSORA DEVE CORRIGIR O TEXTO COMO ORIENTADORA, TENDO EM MENTE QUE:

  • O ERRO É ACEITÁVEL;
  • NÃO INIBIR O ALUNO DIANTE DO ERRO;
  • ESCREVER PARA ALGUÉM CORRIGIR É ARTIFICIAL.

"QUEM ESCREVE SEMPRE, CONHECE BEM A SI MESMO".

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

APRENDER É QUASE TÃO MARAVILHOSO QUANTO BRINCAR

-VOU APRENDER A NADAR- DIZ SILVINHA COM A ALEGRIA DOS SEUS SEIS ANOS RECÉM FEITOS.
-VAI NADAR? INTERVÉM A IRMÃ, TRÊS ANOS MAIS JOVEM.
-NÃO, VOU APRENDER A NADAR.
-EU TAMBÉM VOU BRINCAR NA PISCINA.
-NÃO É A MESMA COISA. EU VOU A-PREN-DER A NADAR, DIZ SILVINHA.
-O QUE É APRENDER?
-APRENDER É... COMO QUANDO PAPAI ME ENSINOU A ANDAR DE BICICLETA. EU QUERIA MUITO ANDAR DE BICICLETA. ENTÃO... PAPAI ME DEU UMA BICICLETA MENOR QUE A DELE. AJUDOU-ME A SUBIR.A BICICLETA SOZINHA CAI, TEM QUE SUSTENTÁ-LA ANDANDO...
-EU TENHO MEDO SEM AS RODINHAS.
-DÁ UM POUCO DE MEDO , MAS PAPAI SEGURAVA A BICICLETA. ELE NÃO SUBIU NA SUA E DISSE-"É ASSIM QUE SE ANDA DE BICICLETA" NÃO, ELE FICOU CORRENDO AO MEU LADO SEMPRE SEGURANDO A BICICLETA MUITOS DIAS E , DE REPENTE SEM QUE EU DESSE CONTA DISSO SOLTOU A BICICLETA E SAIU CORRENDO AO MEU LADO. ENTÃO EU DISSE: AH! APRENDI!
-AH! APRENDER É QUASE TÃO MARAVILHOSO QUANTO BRINCAR- RESPONDEU.
UMA MULHER QUE ESCUTAVA A CONVERSA DE LONGE NÃO PODIA DEIXAR DE VER A ALEGRIA COM QUE FOI PRONUNCIADO "APRENDER", QUE SE TRANSFERE PARA O CORPO DA MENORZINHA E O BRILHO QUE SURGE DE SEUS OLHOS.
-SABE PAPAI NÃO FEZ COMO NA ESCOLA. ELE DISSE " HOJE É O DIA DE APRENDER A ANDAR DE BICICLETA". PRIMEIRA LIÇÃO: ANDAR DIREITO. SEGUNDA LIÇÃO: ANDAR RÁPIDO. TERCEIRA LIÇÃO: MANOBRAR. NÃO TINHA UM BOLETIM ONDE ANOTAR: EXCELENTE, MUITO BEM, REGULAR... PORQUE, SE TIVESSE SIDO ASSIM, NÃO SEI, ALGO NOS MEUS PULMÕES, NO MEU ESTÔMAGO, NO CORAÇÃO NÃO ME DEIXARIA APRENDER.

ESCREVER COMO DEVE SER


TRADICIONALMENTE, O ENSINO DA ORTOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR VINCULA-SE À CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM: ENCONTROS VOCÁLICOS, ENCONTROS CONSONANTAIS E A SEPARAÇÃO DE SILABAS. OS PRINCIPAIS RECURSOS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A ESCREVER SÃO A CÓPIA E OA DITADO DE PALAVRAS DE FORMA MECÂNICA. PESQUISAS RECENTES DEMONTRAM QUE TAIS ATIVIDADES NÃO AJUDAM AS CRIANÇAS A SUPERAREM SUAS DIFICULDADES. MUITO ALUNOS OMITEM E ACRECENTAM LETRAS INDEVIDAMENTE, TAL FALTA ESTÁ RELACIONADA AO APOIO NA ORALIDADE PARA GRAFAR AS PALAVRAS E O MODO ARTIFICIAL QUE A ESCOLA DESENVOLVE PARA ENSINAR A LER E A ESCREVER. (PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE É MAIS FÁCIL ENSINAR PADRÕES SILÁBICOS SIMPLES, CONSOANTE-VOGAL, A ESCOLA REDUZ A ESCRITA A MECANISMOS DE SILABAÇÃO. PARA ENSINAR A ESCREVER, É PRECISO IR ALÉM DAS PARTES, VISTO QUE O SISTEMA DE ESCRITA E RESULTANTE DE UM CONJUNTO DE RELAÇÕES MARCADO POR REGULARIDADES E IRREGULARIDADES. É NO PROCESSO DE REFLEXÃO E AÇÃO SOBRE AS ARBITRARIEDADES PRODUZIDAS NO SISTEMA QUE O ALUNO SE APROPRIA E INTERNALIZA AS REGRAS DO SISTEMA ORTOGRÁFICO.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

RESENHA


TUDO QUE VOCÊ QUER SABER SOBRE RESENHA.



ESCREVER UMA RESENHA É UM EXCELENTE EXERCÍCIO DE REDAÇÃO. A RESENHA É A ESPÉCIE DE TEXTO MAIS USADA EM ATIVIDADES ACADÊMICAS E ESTÁ SEMPRE PRESENTE NO CHAMADO JORNALISMO CULTURAL. O QUE POPULARMENTE RECEBE O NOME DE"CRÍTICA" DE LIVROS, FILMES , PEÇAS TEATRAIS, ETC... NADA MAIS É DO QUE RESENHA. OU SEJA SÍNTESES E COMENTÁRIOS SOBRE UMA OBRA ARTÍSTICA. CLARO, ELAS PODEM ABRANGER APRECIAÇÕES SOBRE LIVROS TÉCNICOS, CIENTÍFICOS OU FILOSÓFICOS.

O OBJETIVO DA RESENHA, GERALMENTE, É DIVULGAR O FATO CULTURAL E SERVIR AO SEU LEITOR COMO UMA BÚSSOLA EM MEIO À PRODUÇAO CADA VEZ MAIOR DA INDÚSTRIA DO SETOR.

A RESENHA OSCILA DA SÍNTESE PARA A ANÁLISE E VICE-VERSA. SERÁ BEM-SUCEDIDA A RESENHA QUE EQUILIBRAR ESSAS DUAS VERTENTES. POIS, SENDO UM GÊNERO NECESSARIAMENTE BREVE, É PERIGOSO O CAMINHO DO RESENHADOR PARAR NO BURACO NEGRO DA SURPEFICIALIDADE. MAS A BREVIDADE DO TEXTO, ASSIM COMO NO CONTO, É O SEGREDO DE UM ESTILO QUE PODE SER SEDUTOR, ELEGANTE, INCISIVO.

HÁ VÁRIOS NOMES PARA A RESENHA: RESUMO, RECENSÃO E OUTOS QUE SEMPRE REMETEM À IDÉIA DE EXAME ABREVIADO, VERFICAÇÃO MINIMIZADA DE UM TEXTO.

E RESENHAR TEM TUDO A VER COM UM TEXTO ARGUMENTATIVO, QUE VISA EXPRESSAR A OPINIÃO DO SEU AUTOR, SUPOSTAMENTE ALGUEM COM UM REFERENCIAL CAPAZ DE AVALIAR O QUE ESTÁ SOB SUA VISÃO E POSSUIDOR DE ARGUMENTOS QUE CONVENÇAM QUE ESSA AVALIAÇÃO É CORRETA OU, PELO MENOS, FLUA NA DIREÇÃO EXATA.

COMO EVITAR UMA RESENHA , ARROGANTE, RUIM E LEVIANAS? DIGAMOS COMO NÃO PISAR NA BOLA AO FAZER UMA RESENHA. HÁ VÁRIAS RECOMENDAÇÕES DOS ESPECIALISTAS, MAS TALVEZ A MAIS IMPORTANTE SEJA A HUMILDADE. QUEM ESCREVE UMA RESENHA É UM TIPO DE FILTRO ENTRE O FATO CULTURAL E O LEITOR. ESSES DOIS ÚLTIMOS É QUE IMPORTAM.

BREVE MAIS SOBRE RESENHA, AGUARDEM!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

VOÇÊ SABIA!


QUE 13,8% DAS VAGAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS SÃO PARA COTAS.