quinta-feira, 13 de novembro de 2008

COMO ENSINAR REDAÇÃO PARA CRIANÇAS

A PROFESSORA DE REDAÇÃO É UMA EDUCADORA DO PENSAMENTO, É PRECISO OFERECER AO ALUNO CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O ATO DE ESCREVER. É NECESSÁRIO QUE O ALUNO TENHA CONHECIMENTO BÁSICO DA ÁREA DO CONHECIMENTO.
O TEMA LIVRE NÃO É TÃO INDICADO, RESTRIÇÕES ORIENTAM OS ALUNOS:

CONTEÚDO (TEXTO);

  • FORMA DE APRESENTAR O CONTEÚDO;
  • QUESTÕES DE ORDEM GRÁFICAS;
  • ORTOGRAFIA;
  • ESTRUTURAÇÃO DO TEXTO;
  • CLAREZA DE IDÉIAS.

SE O ALUNO TIVER CLAREZA DE ALGUM DESSES ITENS, FICA MAIS FÁCIL PRODUZIR UM TEXTO.

UM OUTRO PONTO RELEVANTE É A AVALIAÇÃO DE UMA REDAÇÃO, A PROFESSORA DEVE CORRIGIR O TEXTO COMO ORIENTADORA, TENDO EM MENTE QUE:

  • O ERRO É ACEITÁVEL;
  • NÃO INIBIR O ALUNO DIANTE DO ERRO;
  • ESCREVER PARA ALGUÉM CORRIGIR É ARTIFICIAL.

"QUEM ESCREVE SEMPRE, CONHECE BEM A SI MESMO".

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